A importância dos mapas mentais
Quando idealizamos um projeto, tudo fica muito claro na nossa cabeça, mas como explicar isso para a equipe, para possíveis investidores, ou outras pessoas interessadas? Uma das fases mais difíceis do planejamento é levar a ideia para o papel.
A solução para esta etapa pode ser mais simples do que você imagina, afinal, podemos mapear as nossas ideias utilizando mapas mentais.
Mas afinal, o que são mapas mentais?
Os mapas mentais nada mais são do que “resumos-esquema” das suas ideias. Ou seja, transformar tudo aquilo que você e a sua equipe idealizaram em um diagrama capaz de solucionar muitas dúvidas. Deixando tudo mais claro. Você pode utilizar os mapas para explicar um cronograma, para diversificar canais, públicos e metas para o seu projeto.
Abaixo, temos o exemplo de uma parte de um mapa, que explana referências para um projeto de um evento. No mapa você pode colocar imagens, anotações, marcadores, cores diferentes, etc. Customizar e deixar o mais visual possível, para que cada pessoa que acesse possa entender o que está sendo passado.
Existem várias ferramentas para mapas mentais. Desde softwares grátis, com recursos um pouco mais limitados, até os pagos com uma variedade muito grande de possibilidades. É interessante que você comece os seus mapas de planejamento com os gratuitos, para que possa se ambientar com a ferramenta e, futuramente, analisar se vale ou não a pena pagar por um sistema mais sofisticado.